segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Enade tem boicote de alunos de universidades federais

MEC
Enade tem boicote de alunos de universidades federais

Prova nacional aconteceu neste domingo 'sem problemas', afima o MEC

Realizado no domingo, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) registrou boicotes de alguns estudantes das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Minas Gerais (UFMG), Brasília (UnB) e Bahia (UFBA), além da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que participa pela primeira vez do exame.

São convocados para fazer a prova estudantes do primeiro e último ano dos cursos a serem avaliados. Como a participação na prova é obrigatória para a obtenção do diploma, o índice de abstenção costuma ser baixo. No entanto, entra ano sai ano, alunos boicotam a prova nacional.

Uma lei federal obriga as instituições federais e particulares a aderirem à avaliação, mas ela é opcional para faculdades estaduais e municipais. No boicote, o aluno comparece, mas deixa a prova em branco. Dessa forma, não sofre consequências diretas. O boicote em massa abaixa o conceito do curso, calculado pelo Ministério da Educação.

O estudante que falta no Enade pode tentar se justificar oficialmente com o ministério - a data de abertura do processo para recebimento de justificativas ainda não foi divulgada. Se a justificativa não for aceita, o aluno tem de prestar o Enade no ano seguinte. Na edição de 2010, 227.000 alunos que deveriam ter feito o Enade em anos anteriores e querem regularizar sua situação se inscreveram para a prova.

Neste domingo, cerca de 650.000 universitários de 19 cursos prestaram o Enade. Segundo o Ministério da Educação, a aplicação da prova ocorreu sem problemas em todo o país. O índice de abstenção, o gabarito oficial e os conteúdos das provas serão divulgados na terça-feira.

(Com Agência Estado)

Revista VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário