terça-feira, 21 de setembro de 2010

Maurício de Sousa se candidata na Academia Paulista de Letras

Maurício de Sousa se candidata na Academia Paulista de Letras

Para prover a vaga da Cadeira 24, deixada por morte do poeta e jurista Geraldo de Camargo Vidigal, fez sua inscrição o paulista de Santa Isabel MAURICIO DE SOUSA.

Desde a infância, em Mogi das Cruzes, MAURÍCIO já desenhava e rabiscava nos cadernos escolares. Em seguida mudou-se para a capital e trabalhou durante cinco anos na Folha da Manhã, escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. Depois criou mais tiras, outros tablóides e diversos personagens, além do Franjinha, dono do Bidu: Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão e em 1970 lançou a Revista da Mônica pela Editora Abril, tiragem de 200 mil exemplares.

Sua mais recente criação foi anunciada em dezembro de 2005, o personagem Ronaldinho Gaúcho, publicado em revistas de mais de 20 países com linha completa de produtos infantis licenciados no Brasil e na Europa. Suas criações estão em 30 países e entre as revistas em quadrinhos mais vendidas no Brasil, dez são de MAURICIO DE SOUSA. Acrescente-se a isso as centenas de livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e em Braille. A preocupação de MAURÍCIO é ensinar, orientar e informar de forma leve e bem-humorada a infância universal. Recebeu inúmeras condecorações, prêmios, láureas, foi o pioneiro na montagem de estúdios de animação e som no Brasil e realizou desenhos animados exibidos com sucesso na TV e no cinema. Tem ao menos doze longas-metragens, inaugurou e fez funcionar o Parque da Mônica, local que atrai as crianças e seus pais e recebe meio milhão de crianças por ano. É sete vezes vencedor do prêmio Ibest, com o melhor site infantil brasileiro, com mais de 15 mil páginas. Esse site é visitado por crianças de todo o mundo, com mais de 30 milhões de páginas acessadas por mês.

Fundou em 1997 o Instituto Cultural Maurício de Sousa, para desenvolver campanhas sociais colocando assuntos sérios de forma leve e coloquial em revistas em quadrinhos, de maneira a atrair tanto leitores infantis quanto adultos. Utilizou temas como saúde, educação, cultura e ecologia e produziu campanhas para a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, WHO, UNESCO, UNICEF e Associação Americana do Coração e para os Ministérios da Saúde, Educação, Agricultura e Transportes, com mais de 70 milhões de revistas institucionais distribuídas gratuitamente.

Recentemente, seus personagens servem para a campanha mundial “Salve o Planeta”. MAURICIO DE SOUSA sabe e reconhece que o meio ambiente é o assunto de maior urgência e gravidade a ser enfrentado por todos os humanos neste século.
A eleição para a Cadeira 24 está prevista para 2 de dezembro de 2010.


Fonte: Academia Paulista de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário